Bogas de Baixo localiza-se a 40km do Fundão, cidade concelho, e 50km de Castelo Branco, cidade distrito. Situada no extremo do concelho, faz limite com os concelhos vizinhos, Oleiros e Pampilhosa da Serra, e integra na chamada Zona do Pinhal com vista para a Serra da Gardunha e Serra da Estrela.
A Ribeira de Bogas dá nome à aldeia e encanto às paisagens. Levadas, açudes, pontes de pedra e os moinhos garantem visita obrigatória à volta da aldeia com destino à foz, no Rio Zêzere. O nome Bogas remete aos peixinhos típicos desta região, existentes no rio e na ribeira, as “Bogas” tão apreciadas e conhecidas por todo o mundo.
Bogas de Baixo é uma aldeia marcada de história, destacando-se o cavaleiro Capitão Tristão de Carvalho, Cavaleiro da Ordem de Cristo, que defendeu a povoação durante as invasões francesas. Capitão Carvalho foi condecorado e galardoado com o Brasão de Armas, atribuído por D. João VI – o Clemente, a 21-06-1802, e que ainda hoje é património e joia da terra.
Pontos de Interesse:
Igreja Matriz de S. Pedro
Ruas e Quelhos em xisto
Brasão Capitão Carvalho
Parque Infantil
Polidesportivo
Piscina
Parque de Merendas do Covão
Capela de Nossa Senhora das Dores
Monumento de Jesus Adolescente
A Cascata da Fraga de Água d’Alta, geomonumento classificado pela UNESCO, localiza-se no Orvalho, concelho de Oleiros.
A Fraga da Água d’Alta é a maior cascata existente em toda a Beira Baixa, com 50 metros de desnível, vencidos por uma sucessão de três véus de água. É possível visitá-la e desfrutar de um mergulho descendo pelas escadas do miradouro, na Cabeça Murada, ou fazendo todo o percurso pedestre da GeoRota do Orvalho, inserido no território Geopark Naturtejo da Meseta Meridional, desde o Miradouro do Penedo Mosqueiro até à Cascata da Fraga de Água d’Alta, com cerca de 9km e várias zonas de piquenique.
Ao redor da Cascata da Fraga de Água d’Alta, no Vale das Fragosas, pela sua biodiversidade e características subtropicais, destaque neste bosque para os vestígios de Laurissilva que cobriu o sul da Europa e da bacia do Mediterrâneo antes das glaciações e que subsistiu neste local.
Aqui podemos encontrar a espécie rara e vulnerável, considerada “relíquia terciária”, de nome Azereiro, também conhecida noutros países como Loureiro de Portugal.
O Miradouro do Cabeço do Mosqueiro situa-se no Penedo das Sardas, limite comum entre Bogas de Baixo e Orvalho e pouco acima da Garganta do Zêzere.
Tem cerca de 660 metros de altitude e uma magnífica e inigualável vista sobre a Serra da Gardunha, Serra da Estrela, Serra do Moradal, Penedos de Góis, Serra do Açor, Serra da Lousã e Cabeço Rainha. Panorâmica de afloramentos rochosos e colorida vegetação arbustiva como a esteva, carqueja, tojo, a urze, entre outras, e algumas espécies arbóreas como a azinheira, o sobreiro e o pinheiro.
O Miradouro do Cabeço do Mosqueiro integra ainda um parque de merendas, zona infantil, instalações sanitárias e parque de estacionamento.
As escarpas quartzíticas da Garganta do Zêzere são camadas sucessivas de quartzito puro erguidas verticalmente a centenas de metros de altitude.
Testemunhos da história geológica neste território, nos últimos 600 milhões de anos, que representam a colisão entre continentes e onde o leito escavado pelo rio Zêzere.
O melhor ponto de observação localiza-se junto à saída da Aldeia de Janeiro de Baixo, pela estrada que liga a Cambas e pode também ser visitado por uma rota pedestre a partir de Janeiro de Baixo.
Praia de grande beleza paisagista e com extenso areal, situada em Janeiro de Baixo, concelho de Pampilhosa da Serra.
Infraestruturas e Serviços:
– Bar/Restaurante
– Parque de Merendas
– Polidesportivo
– Atividades desportivas e aluguer de canoas
Também conhecida como Parque da Lavandeira, a Praia Fluvial de Janeiro de Cima é um local muito atrativo pelas tradicionais Barcas ali atracadas e a antiga Roda de Janeiro.
Infraestruturas e Serviços:
– Bar/Esplanada
– Parque de merendas
– Parque Infantil
– Balneários
– Campo de futebol
– Passeios de barca
– Aluguer de Canoas
– Zona de relva/areia
Praia Fluvial situada em Cambas, concelho de Oleiros, tem uma vasta área verde e o aproveitamento natural do rio Zêzere, constituindo um local único de grande riqueza natural e pouca intervenção humana.
A Praia Fluvial da Ponte de Cambas apresenta excelentes condições para a prática de desporto, como futebol, vólei de praia e atividades náuticas, devido ao amplo espaço envolvente e à quantidade de água disponível.
Outro dos atrativos do local é o açude com uma cascata que transmite toda a frescura do rio.
Infraestruturas e Serviços:
– Bar/ Restaurante
– Wc e Balneários
– Parque de Merendas com Grelhador
– Atividades Desportivas
Do Miradouro da Sarnadela, situado na estrada nacional 238, entre as localidades de Bogas de Baixo e Barroca do Zêzere, encontrará este fantástico panorama privilegiado para os denominados Meandros do Zêzere e vista para o maciço granítico da serra da Estrela, os cumes de xisto de Fajão e da Cebola, na serra do Açor, e a crista quartzítica de Santa Luzia.
A Casa das Tecedeiras fica localizada em Janeiro de Cima.
Neste centro interpretativo do linho e da tecelagem encontrará um atelier, onde as tecedeiras trabalham o linho em teares manuais e, em frente ao edifício, um tear gigante, símbolo da união e ligação das tradições mais antigas à nova comunicação desta arte.
Horário de Funcionamento:
Todos os dias das 13h30 às 16h30.
A Casa do Mel situa-se em Bogas de Cima e está instalado na antiga escola da aldeia.
Conheça a história da apicultura e todo o circuito e processo do mel, desde a sua extração n– a cresta – até à rotulagem e expedição e participe nas atividades lúdicas disponíveis no local.
No final da visita poderá saborear o mel de urze, característico da região e afamado em todo o mundo.
Visitas mediante marcação prévia.
A Casa do Cogumelo fica localizada na Malhada Velha, instalada na antiga escola primária da aldeia.
É um espaço equipado com laboratório de propagação de micélio (fungos) para posterior distribuição aos agricultores com o objetivo de produção de cogumelos. Existe, ainda, uma pequena sala de explicação/formação aos visitantes/formandos. No exterior, existe uma estufa cuja função é autoprodução, investigação/demonstração e formação.
Visitas mediante marcação prévia.
Localizado na Barroca, concelho do Fundão, o Centro de Interpretação da Arte Pré-Histórica do Poço do Caldeirão é o espaço interpretativo que encontra no início do percurso de visita às gravuras rupestres.
No percurso ao longo da margem do rio Zêzere, pode apreciar três figurações paleolíticas de cavalos, todas orientadas para a direita, gravadas por picotagem. Noutra rocha existem duas representações de cabras com uso da mesma técnica
Destacada pela sua altitude e imponentes formações rochosas junto ao dique, a Barragem de Santa Luzia fica localizada no Concelho de Pampilhosa da Serra, junto à aldeia de Casal da Lapa.
Dispõe de uma piscina fluvial, para nadar em segurança neste magnifico lago, e poderá ainda usufruir da ciclovia, circuito de manutenção, vários caminhos pedestres, campo polidesportivo e até de um halfpipe de skate, para os mais jovens.
Bar e Esplanada na Piscina Flutuante
Parque de Merendas
Praia infantil
Chuveiros exteriores
WC Públicos/Balneário
Parque de Estacionamento
Fonte/Ponto de Água
Posto Médico/ primeiros socorros
Zona Relvada/ areal
Estacionamento para Bicicletas
Gaivotas / barcos /outros (p/aluguer)
Nadador-salvador/ vigilante
Praia Fluvial distinguida com Bandeira Azul e com Qualidade de Ouro
As Minas da Panasqueira são uma exploração de minério, localizadas entre o Cabeço do Pião e a aldeia da Panasqueira,concelho do Fundão. São as maiores minas subterrâneas do mundo, com mais de 12 mil quilómetros de túneis escavados pelo homem.
As enormes escombreiras parecem impressionantes montanhas, criadas com o esforço do homem que há mais de um século revolve a terra para explorar o volfrâmio, um dos mais valiosos metais.
Para além do passeio pela paisagem considerada um Museu Natural, os visitantes podem viver uma experiência única: entrar numa galeria escavada pelos mineiros há 120 anos e percorrer 60 metros, equipados de capacete e lanterna.
Visitas ao interior mediante marcação prévia, em grupo e conforme disponibilidade da empresa.
Orvalho | 5km de Bogas Nature
Silvares | 21km de Bogas Nature
Pampilhosa da Serra | 24km de Bogas Nature
Oleiros | 27km de Bogas Nature
Fundão | 40km de Bogas Nature
Castelo Branco | 50km de Bogas Nature
Conheça a nossa Casa de Campo
e faça já a sua reserva
Somos uma Casa de Campo na região da Beira Baixa, focada no conforto e na qualidade.